Blog

Curiosidades  

Você sabe como são feitas as chapas de drywall?

07 de Fevereiro de 2023

Você sabe como são feitas as chapas de drywall?

Conheça aqui o processo de fabricação das chapas de drywall!

A construção a seco tem se tornado uma tendência cada vez mais popular nas obras brasileiras, e a chapa de drywall é um dos elementos chave deste processo. Com tecnologia inteligente, a chapa de drywall oferece rapidez, flexibilidade, praticidade e sustentabilidade na construção ou reforma.

Elas são  fabricadas industrialmente para tornarem-se produtos mais leves e com espessuras menores, com isso oferecem a possibilidade e liberdade de utilização em diversos ambientes. 

O que é chapa de drywall?

A chapa de drywall, também conhecida como placa de gesso, gesso acartonado ou simplesmente drywall, é formada por sulfato de cálcio hidratado (gesso) pressionado entre revestimentos de papel cartão duplex. Leve e fácil de manusear, é ideal para embutir instalações hidráulicas e elétricas, além de ser usada como isolante térmico ou acústico.

1. Processo de fabricação
As placas de drywall são feitas através de um processo de laminação contínua, com uma mistura de gesso, água e aditivos entre lâminas de papel cartão. As espessuras variam entre 6.5 , 12.5 ou 15mm.

2. Preparo do gesso
A gipsita, mineral natural, é moída até se tornar um pó bem fino e, em seguida, é submetida a altas temperaturas até se transformar em gesso. Este pó é a base da produção da chapa de drywall.

3. Confecção das chapas
Nesta mistura de gesso, aditivos e água são adicionados a um misturador até obter a consistência de uma pasta. Em seguida, o papel cartão é estirado em uma esteira para receber a pasta. Uma máquina extrusora determina a espessura da chapa de drywall enquanto ela ainda é uma pasta, e uma segunda folha de papel cartão é posicionada, formando uma placa com duas faces revestidas por papel.

4. Finalização
O gesso reage com a água e endurece antes de ser cortado. Quando já são rígidas, as placas são cortadas de acordo com os padrões estabelecidos, levadas para secagem e preparadas para o secador, que retira toda a umidade restante nas placas, deixando-as completamente secas. Em seguida, as chapas de drywall são embaladas e encaminhadas para a distribuição.

Então, depois de uma longa viagem, elas chegam em nossos estoques e estão prontas para serem utilizadas em sua construção ou reforma! 

Chapa ST – Uso Geral para Ambientes Internos

Chapa RU – Uso Interno Resistente à umidade

Chapa RF – Uso Interno Resistente ao Fogo e Calor

Massas para Drywall

Massas para Acabamento Juntas e Superfície

Conclusão

O Drywall é altamente recomendado por oferecer diversas vantagens, como rapidez, diversidade e sustentabilidade na obra. Além disso, é possível encontrar chapas com diferentes espessuras, recortes, resistências (à umidade e ao fogo), adaptando-se a diferentes tipos de projetos.

Com as informações que aprendeu aqui, agora você tem uma compreensão detalhada sobre como é produzida uma chapa de drywall. Isso permitirá que você entenda melhor a tecnologia avançada utilizada nas construções mais modernas, que garante ainda mais robustez para seu projeto.

Gostaria de saber mais sobre drywall? Acompanhe nosso Blog e inclua a chapa de drywall em suas próximas obras!

plugins premium WordPress
Falar no Whatsapp
Precisa de ajuda?
NOVA BRASCAMP
Precisa de ajuda?
Mande um Zap para nossa equipe de vendas!