Blog

Dicas  

Saiba como fazer divisória drywall: divida os cômodos de forma simples

07 de Outubro de 2021

É verdade que a maioria das reformas envolve muito quebra-quebra e dor de cabeça. Mas, quando falamos da construção com drywall, o quadro muda bastante. Instalar uma parede com divisória drywall é bem mais fácil do que construir uma de concreto e essa prática está super em alta.

Para te ajudar a montar divisórias na sala, quarto ou até mesmo na cozinha, separamos um passo a passo bem fácil. Confira!

Como instalar divisória drywall

1 - Antes de tudo: planejamento e marcações

Se você é adepto do estilo DIY (famoso “faça você mesmo”), com certeza sabe a importância que tem o planejamento em qualquer trabalho. Para fazer uma divisória drywall, a lógica é a mesma: é importante planejar, analisar o cômodo e, então, definir o melhor local para a instalação. Você pode criar dois ambientes na sala ou até mesmo dividir o quarto para montar um closet. Dá para fazer isso em todos os cômodos da casa, é só usar a criatividade!

Depois de planejar, você deve realizar as marcações onde a parede será erguida. O mais recomendado é usar um nível, que é capaz de medir piso e teto ao mesmo tempo, com maior precisão. Também é importante marcar a parede, usando uma trena, esquadros e um lápis. Assim, você deixa bem indicado o local em que a divisória drywall será instalada.

2 - Hora de instalar os perfis guias e montantes

Para instalar os perfis guias, você só precisa seguir as marcações, eles devem ser instalados tanto no piso quanto no teto e nas paredes. Basta usar uma parafusadeira e parafusos para a fixação, não tem erro! Eles servirão de suporte para o encaixe das chapas de drywall e do forro, mantendo a parede bem firme.

Os perfis montantes também são importantes: eles ficam instalados na vertical e, por vezes, na horizontal, posicionados dentro das guias. São eles que determinam o local exato que as chapas devem preencher – portanto, você precisa criar um espaço compatível com as chapas de drywall.

Dica final: na hora de comprar os montantes, o ideal é garantir que eles tenham a mesma altura da sua parede. Caso contrário, você precisará cortar para adaptar o tamanho. Por isso, comprar o modelo certo já facilita muito.

3 - Coloque as chapas de drywall em um dos lados do perfil

Agora que os perfis estão instalados, você já pode encaixar as chapas em seus devidos lugares. Antes de instalar, no entanto, você precisa cortá-las de acordo com a paginação dos montantes. O corte pode ser feito de modo bem simples, com a ajuda de um estilete. Depois, é só encaixar as peças nos perfis e, então, prender com a ajuda de parafusos.

Observação: uma boa dica é começar a instalação no sentido das extremidades para o meio.

4 - Você também pode instalar um isolamento acústico

Depois de instalar as chapas, o ideal é preencher o meio com um isolamento acústico. Além de dar volume à parede, ele garante mais conforto e protege o ambiente contra ruídos. Você pode apostar nos rolos de lã ou poliestireno, prendendo-os com a ajuda de uma fita própria. Lembre-se de colocar o isolamento até esconder todas as chapas de divisória drywall, para que o resultado fique bem caprichado!

5 - Instale as chapas de drywall do outro lado

O trabalho está chegando ao fim: você só precisa fechar o outro lado da parede com mais uma camada de drywall. Mas preste atenção, porque as juntas das chapas devem se desencontrar com as do outro lado – por isso, é só parafusar em pontos diferentes, para que tudo fique bem preso.

6 - Aplique o rejunte para dar o acabamento

Agora você só precisa fazer o acabamento entre as chapas de drywall e, para isso, basta aplicar o rejunte nas juntas. Use uma desempenadeira de metal e preencha bem todas as bordas. O ideal é colocar uma fita por cima da primeira demão e, depois, aplicar mais uma camada de rejunte para deixar as chapas bem presas.

Use uma lixa para nivelar a superfície e, então, pinte a parede com a cor que desejar.

E aí, ficou animado para fazer uma divisória drywall em casa?

plugins premium WordPress
Falar no Whatsapp
Precisa de ajuda?
NOVA BRASCAMP
Precisa de ajuda?
Mande um Zap para nossa equipe de vendas!