Antes de começar a colocar a mão na massa, o que tem de estar pronto são todos os cálculos referentes à quantidade de material necessária para o seu projeto: quantidade de placas de gesso, perfis, parafusos e mais. Para te ajudar, você pode entrar em contato com nossos consultores de vendas e passar as informações sobre o seu projeto, eles podem orientar quanto aos materiais necessários. Em todo caso, não deixe de procurar um profissional da área para te ajudar na execução.
1) Primeiro, comece marcando os pontos de instalação das guias no chão, paredes e teto com o auxílio de um nível, lápis e trena. Lembre sempre de levar em consideração o espaço onde ficará a porta.
2) Em seguida, cole fita isolante no chão seguindo as marcações. Recorte as guias no tamanho desejado com o auxílio de uma tesoura corta-perfil e apoie a guia em cima da fita isolante. Com uma furadeira, fure a guia até atravessar o fio e use buchas e parafusos para deixar tudo bem fixado.
3) Fixe o montante na parede e o encaixe com a guia no chão. Aqui, você deve usar parafusos e buchas específicos para o tipo de parede da sua casa.
4) Para fixar a guia do teto, posicione a ponta da guia na parte superior do montante da parede e fixe no teto. Essa é a hora que você deve fazer a passagem dos cabos elétricos.
5) Quando tudo estiver em pé, coloque a porta e encaixe um montante de cada lado. Use uma parafusadeira para fixar.
6) Agora é a hora de fixar a protagonista: as chapas de gesso! Para isso, encoste-as entre uma guia e outra e comece a parafusar nos montantes. A dica é iniciar de cima para baixo.
7) Caso você precise cortar as suas chapas de gesso, coloque-a no chão e, com a ajuda de uma régua e um estilete, faça o corte. Não esqueça de lixar a borda cortada depois!
8) Para o acabamento, faça uma vedação no pé da chapa com massa de acabamento para drywall. Também é importante cobrir os parafusos e as emendas com massa.