Blog

Construção e reforma  

O que é a Chapa Verde de Drywall?

05 de Setembro de 2023

O QUE É A CHAPA VERDE DE DRYWALL?​

O Drywall é um material de gesso prensado com papel acartonado utilizado para construir com muita praticidade, paredes estruturadas com perfis de aço. O Drywall é ideal para erguer paredes em praticamente qualquer ambiente da casa – cozinha, sala de jantar, quarto, áreas gerais e garagens. Mas um lugar onde o drywall padrão falha é em áreas sujeitas à grande umidade, como banheiros, cozinhas e lavanderias. Aqui, o recomendável é um tipo especial de drywall que foi tratado com um revestimento resistente à umidade e mofo.

Esse produto, disponível em vários fabricantes, são conhecidos popularmente na construção como “chapa verde” ou “chapa RU”. Mas, embora a chapa verde seja frequentemente utilizada em box de banheiro revestidas com azulejos, atualmente existem outros produtos que funcionam muito melhor em áreas molhadas como no box.

Definição

O Que é a Chapa Verde de Drywall?

A chapa verde de drywall é um tipo de drywall com uma face de papel que foi tratada com um revestimento encerado e produtos químicos que resistem à umidade e ao mofo. Ela é indicada para revestir paredes em locais úmidos, mas deve ser evitada em locais muito molhados, como chuveiros e ao redor de banheiras.

Chapa Verde é o termo frequentemente usado, especialmente por gesseiros e profissionais da área, para um tipo específico de drywall usado em áreas úmidas, mas não molhadas, de uma construção. Ele é idêntico ao drywall padrão, exceto pelo revestimento encerado que torna a face de papel resistente a mofo e água.

Originalmente, a chapa verde era frequentemente utilizada como uma placa de suporte por trás de azulejos cerâmicos em áreas muito úmidas, onde tem chuveiros ou banheiras, mas esse uso começou a ser descontinuado na década de 1990 com a introdução das placas cimentícias. Quando combinado com uma membrana à prova d’água ou um impermeabilizante aplicado com pincel, a placa cimentícia se torna um excelente suporte para azulejos cerâmicos em box de banheiros. Posteriormente, foram introduzidas placas à prova d’água tudo-em-um, como os painéis Knauf AquaPanel ou Placo Glasroc-X, simplificando ainda mais o processo com um material de construção com uma camada impermeável integrada.

Chapa Verde x Drywall Convencional

O núcleo interno da chapa verde (RU), feito de gesso, é o mesmo do drywall convencional (ST). Várias características da cobertura externa da chapa verde a diferenciam do drywall convencional:

A cobertura externa de papel da chapa verde resiste à água, mas não é considerada à prova d’água.

A chapa verde recebe compostos que impedem o crescimento de mofo. Enquanto o núcleo interno de ambos (a chapa RU e a chapa ST) é de gesso e, portanto, inorgânico, a face de papel externa é de celulose orgânica e, portanto, suscetível a mofo quando exposta à umidade por um longo tempo.

A cobertura de papel da chapa verde é verde-água de um lado. A cor não confere propriedades especiais de resistência à água, mas serve a dois propósitos. Em primeiro lugar, a identifica como um drywall resistente à umidade. Em segundo lugar, ajuda o instalador a lembrar qual lado deve ficar voltado para fora durante a instalação.

A instalação da chapa verde é quase idêntica à instalação de drywall convencional. Os painéis são fixados diretamente nos perfis estruturais com parafusos para drywall. Deve-se ter cuidado ao parafusar, pois a face de papel da chapa verde é ligeiramente mais frágil do que a face dos painéis de drywall convencional. Alguns profissionais preferem fixar a chapa verde com espaçamento mais próximo entre os parafusos.

Alguns profissionais desaconselham instalar a chapa verde no teto, uma vez que a face de papel é menos resistente e os painéis são mais pesados do que o drywall convencional. Para tetos de banheiros, muitos profissionais continuam a optar pelo drywall convencional.

Curiosidade

Assim como o drywall convencional (ST), você pode cortar a chapa verde (RU) no tamanho desejado passando suavemente uma lâmina afiada de estilete na face de papel. Depois de marcar, você pode destacar com precisão as duas partes da chapa.

Chapas Drywall RU

Chapa Glasroc-X

Chapa Aquapanel

Massas para Drywall

Dimensões da Chapa Verde

O drywall resistente à umidade (chapa RU) normalmente é fabricado com espessuras de 12,5mm e tamanhos convencionais de 1,20m x 1,80m. Mas também estão disponíveis em comprimentos de 2,40m , que às vezes são preferidas pelos profissionais.

Embora a chapa verde (RU) tenha a mesma espessura (12,5mm) que a chapa rosa ou vermelha (RF), ela não deve ser confundida com o produto resistente ao fogo. A chapa RF deve ser usado em áreas como cozinhas, onde o risco de incêndio é maior.

Marcas de Drywall Resistente à Umidade

A chapa verde é vendida sob vários nomes de marca, como Gypsum, Knauf, Placo, dentre outras. A Chapa Verde custa um pouco mais do que o drywall convencional. Mas não se preocupe em procurar produtos rotulados como “chapa verde”: o nome é um termo comum no setor, mas a maioria dos fabricantes denomina como “Chapa RU”.

A Chapa Verde pode ser usada em Áreas Molhadas?

A chapa verde e outros painéis de drywall RU são recomendados para uso em locais úmidos, mas não molhados. De acordo com a ABNT NBR 14715:2010, o drywall resistente à umidade pode ser usado em locais úmidos, como atrás de azulejos em banheiras ou boxes de chuveiro. No entanto, algumas construtoras podem utilizar materiais diferentes. Verifique sempre com a construtora os materiais utilizados em cada ambiente e exija a instalação da chapa correta.

Materiais Alternativos para Locais Molhados

Observe que nenhum fabricante de drywall RU descreve o produto como à prova d’água, portanto, eles não são indicados (mesmo que revestidos com azulejos) em box de chuveiros. Assim como o drywall standard (ST), você pode pintar a chapa verde com um impermeabilizante, tornando-as mais resistentes para áreas do banheiro fora do chuveiro.

As placas cimentícias são feitas de materiais minerais ou cimentícios, assim a placa cimentícia é perfeita para áreas molhadas revestidas de azulejos, como chuveiros e áreas ao redor de banheiras. Outra vantagem das placas cimentícias é que elas podem ser usado como base para pisos de cerâmicos.

Onde Usar a Chapa Verde (Drywall RU) Resistente à Água

É indicado usar a chapa verde em áreas grandes de banheiros, cozinhas e outros locais onde o drywall possa estar sujeito a condições ligeiramente úmidas, umidade e respingos ocasionais de água. Locais onde o drywall resistente à umidade é indicado:

Banheiros (fora do box de chuveiro e da banheira)

Paredes de porão, que podem ser propensas a mofo.

Cozinhas

Lavanderias

Garagens

NÃO USE a chapa verde (RU) nesses ambientes:

Saunas e salas com vapor

Boxes de chuveiro

Cômodos com spas ou piscinas

Tetos

Para uma parede da ser revestida com azulejos em áreas úmidas, como chuveiros ou nichos de banheira, as placas cimentícias (combinadas com um impermeabilizante) ou os painéis de fibra de vidro (Knauf SPGLAS e Placo Glasroc-X) são opções muito melhores. A Chapa Verde frequentemente apresenta problemas quando é exposta com frequência à condições úmidas ao longo do tempo.

plugins premium WordPress
Falar no Whatsapp
Precisa de ajuda?
NOVA BRASCAMP
Precisa de ajuda?
Mande um Zap para nossa equipe de vendas!