Blog

Dicas  

Parafusos e Buchas para Drywall

21 de Agosto de 2023

Pode parecer uma tarefa simples, mas escolher o tipo de parafuso certo nem sempre é tão rápido como gostaríamos. A seguir damos dicas sobre qual parafuso é o ideal para cada aplicação.

PARAFUSO NÃO É TUDO IGUAL!

No texto anterior do blog, falamos da importância das ferramentas corretas para instalação de drywall e steel frame e sem o uso delas, é impossível conseguir um resultado que supere expectativas. E quanto os parafusos? Existe parafuso certo para drywall? Pode ser qualquer um? Se você tem algma dessas dúvidas, então continue lendo e fique por dentro desse assunto. Boa leitura!

Ainda é bastante comum que se tenha a ideia de que, por serem leves, as paredes de drywall são frágeis e não podem receber fixação de móveis, bancadas, espelhos e objetos.

Trata-se de uma crença equivocada. As paredes de drywall suportam pesos elevados, desde que sejam utilizados técnicas e materiais apropriados para a fixação das cargas.

Dependendo do sistema escolhido, o drywall pode sustentar desde objetos mais leves, como armários, até cofres e redes de descanso com peso máximo de 200 kg. Portanto, é preciso que a montagem da estrutura seja feita com os acessórios de fixação adequados, e que o conjunto chapas/perfis estejam fixados corretamente, para garantir a estabilidade e segurança em qualquer situação. Veja nossas dicas a seguir:

Parafuso Drywall Cabeça Trombeta

Os parafusos drywall com cabeça trombeta são ideais para montagens de forros, revestimentos, gesso, drywall e diversas outras aplicações. Podem ser encontrados com a ponta “agulha”, em tamanhos de 25mm (GN25) indicada para fixação de placa drywall simples em perfis metálicos, até 45mm (GN45) indicada para fixação de placas duplas nos perfis, e os de ponta “broca”, indicados para fixação de placas com maior dureza (placas cimentícias).

Parafuso Drywall Cabeça Flangeada

Os parafusos drywall com cabeça flangeada também foram desenvolvidos para aplicações similares aos de cabeça trombeta. Porém sua cabeça flangeada ajuda a distribuir a carga, como se estivesse utilizando uma arruela. São muito utilizados na fixação de objetos leves em base macia, como madeira, OSB, drywall, entre outros. Também estão disponíveis nas opções “ponta agulha” e “ponta broca”.

Tipos de Buchas

As buchas utilizadas também devem ser específicas para fixação em drywall, e são comumente conhecidas como “buchas para ocos”. Essas buchas funcionam como “guarda-chuvas” que são introduzidos fechados na cavidade e abrem-se em seu interior.

A fixação dependerá do peso, por isso é importante escolher o tipo de bucha de acordo com o objeto/móvel que se pretende fixar. Para uma fixação satisfatória e segura, é importante respeitar os limites de carga de cada tipo de bucha.

Cargas pontuais, de objetos com até 30 kg e que não apresentem profundidade, podem ser fixadas diretamente na parede. Cabe ressaltar que antes da utilização, a capacidade de carga de determinada bucha deve ser confirmada com os fabricantes.

Bucha-Parafuso e Buchas de Expansão

É a bucha indicada para pesos leves e médios. Conforme o parafuso é apertado, a bucha se deforma até se tornar uma espécie de nó que é, na verdade, o travamento de segurança. Esse tipo de fixação é indicado para prateleiras, saboneteiras, quadros, entre outros. As buchas de expansão também são adequadas para segurar elementos próximos à parede. Suportam cargas mais pesadas que a bucha tipo parafuso – até 15kg.

Bucha Basculantes ou Toggler bolt

A bucha Toggler bolt possui reforço de metal que é preso à parte interna da parede por meio de um guia plástico. Para cargas mais pesadas, que necessitem ou não de reforço nas placas, o mais adequado é utilizar as buchas basculantes, que podem suportar até 50kg junto a placas reforçadas.

Dicas para aplicação

Escolha o modelo do parafuso drywall que melhor se adequa ao material, considerando sua espessura. Lembre-se de ajustar o torque ao inserir o fixador, para que este se fixe corretamente no material.

Além disso, mantenha um ritmo de perfuração mais devagar, para não perder a sua constância de perfuração. É melhor do que perfurar rápido diversas vezes (correndo o risco de danificar a superfície).

plugins premium WordPress
Falar no Whatsapp
Precisa de ajuda?
NOVA BRASCAMP
Precisa de ajuda?
Mande um Zap para nossa equipe de vendas!